Alguns clássicos do Rock Parte I

sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Nirvana, uma das maiores bandas Grunge da história....



Nirvana foi umas das mais importantes bandas de Grunge, formada em 1987, em Aberdeen, Washington, Estados Unidos, pelo vocalista e guitarrista Kurt Cobain, pelo baixista Krist Novoselic, vários bateristas passaram pela banda, mas o que mais permaneceu foi Dave Grohl.

Após o rompimento de um projeto de Punk Rock, formado por Kurt Cobain, Dale Crover e Greg Hokanson na bateria, chamado Fecal Matters, Cobain e Novoselic embarcam em um novo projeto. 

Kurt Cobain assume a guitarra e os vocais, Krist  fica no contra-baixo, deixando a bateria para Bob McFadden.

Um mês depois, Bob deixa a banda e quem assume a bateria é Aaron Buckhard.

 Skid Row...Pen Cap Chaw...Bliss...Ted Ed Fred...A banda passa por uma série de nomes nos primeiros meses, até que finalmente estabelece-se como Nirvana. “Queria um nome que soasse agradável, e não um nome Punk Rock mesquinho como Angry Samoans”, relata Cobain em entrevista.

Cobain e Novoselic se mudam para Tacoma, Washington, Estados Unidos e Olympia, Washington, Estados Unidos e perdem temporariamente o contato com Buckhard, e passam a ensaiar com Dale Crover. Crover se muda para São Francisco, mas indica Dave Foster, sua ocupação na banda durou apenas alguns meses, pois ele é preso por dar uma surra no filho do prefeito de Cosmmopolis. E Aaron Buckhard está de volta a banda, porém um dia é expulso por dizer que não iria ensaiar, pois estava de ressaca.

Cansados da constante troca de bateristas, Cobain e Novoselic colocam um cartaz no Seattle The Rocket, dizendo que procuravam por um baterista que não desse respostas insatisfatórias, e um amigo indica Chadd Chamming, e os três músicos concordam em tocar juntos.

Em novembro de 1988, a banda lança “Love Buzz”, que seria uma regravação da  música da banda holandesa, Shocking Blue, e em junho do ano seguinte, a banda lança o seu álbum de estreia intitulado de “Bleach”, que continha além de Love Buzz, músicas com letras rebeldes e ao mesmo tempo sinceras e profundas e melodias mais pesadas, mais puxadas pro Heavy Metal.

Bleach, é um estouro, tocando em todas as estações a banda logo sai em turnê nacionalmente.Em dezembro do mesmo ano, a banda lança o Ep Blew, que havia incluso no álbum.

Já é 1990, as composições da banda vão ficando mais leves e Cobain e Novoselic percebem que Chamming não está se adaptando as composições, então ele sai do grupo, e em julho do mesmo ano, a banda grava  "Silver" com o baterista do Mudhoney, Dan Peters. E  eles pedem para Dale Crover tocar na banda por umas sete datas da turnê americana com o Sonic Youth  em agosto.

Cobain e Novoselic conhecem Dave Grohl, graças a Buzz Osborne, que no momento era de uma banda punk chamada  Scream. Semanas depois o Scream acaba, então Dave entra em contato com Buzz e conta tudo, Buzz dar o número de Krist, e Dave telefona para Krist e conta tudo. Krist convida Dave para ir até o Seatlle, para realizar os testes, com mais tarde Novoselic declarando:
"Desde os primeiros minutos sabia que era o baterista certo."

De fato, o Bleach foi um sucesso, porém o sucesso poderia ter sido maior se a Sub Pop divulgasse melhor o álbum. Descontentes com a Sub Pop e as sessões da Smart Studios gerando juros, a banda resolve procurar por uma gravadora Indie que não pudesse comprar o grupo fora de seu contrato. Seguindo as recomendações de Kim Gordon do Sonic Youth, a banda assina com a DGC Records, e lá começa a mixar o seu próximo álbum " Nevermind".

Smells Like A Teen Spirit é lançada, tornando a banda internacionalmente famosa, e ganhando um disco de ouro como melhor vídeo alternativo do ano.

Em setembro de 1991, a banda lança o "Nevermind" que além de Smells Like Teen Spirit, continha grandes sucessos da banda como Come as You Are, Lithium e Polly, além disso, Nevermind também foi o álbum que popularizou o movimento Grunge que vinha surgindo.



 A banda sai em turnê, e ainda cogita a possibilidade de uma segunda turnê, porém não a realiza alegando esgotamento.

Em 1992, a banda se apresentava em um evento de apoio aos direitos dos homossexuais, Cobain foi vítima de ameaças por um grupo de ativistas, o ameaçando de que assim que o cantor pisasse no palco, ele levaria um tiro, mas Cobain não faltou ao evento, e ainda escreveu na capa do seu próximo álbum:

"Tenho um pedido para os nossos fãs. Caso algum de vocês de alguma forma odeie homossexuais, pessoas de outras etnias ou mulheres, façam um favor para nós – nos deixem! Não venham aos nossos shows e não comprem nossos discos."

No mesmo ano, a banda lança o "Incesticide" que como sempre continha letras rebeldes e sinceras, porém as melodias já não eram tão pesadas quanto as do Bleach, porém não tão semelhante ao Nevermind, a banda preferiu não divulgar tanto o álbum devido ao sucesso do "Nevermind"



Lá para janeiro de 1993, na famosa passagem do Brasil, Nirvana trabalhava em seu próximo álbum, a banda trabalhou por 12 horas por dia, e acabou finalizando-o em 6 dias, levou mais uma semana para mixar e pós-produzir o disco, o resultado não saiu como esperado, as faixas "Heart Shapex Box" e "All Apologies" foram refeitas em maio, além de mais alguns outros detalhes foram concertados, e assim foi lançado em setembro de 1993, o quarto e último álbum do Nirvana, intitulado de "In Utero".

O nome do álbum foi dado devido à um poema da Courtney Love. Considerado o álbum mais alternativo da banda, com letras sinceras e críticas, e com a sonoridade semelhante ao Bleach, o álbum vendeu 180 mil cópias por todo o mundo.




Na manhã de 4 de Março de 1994, em um hotel em Roma, onde a banda estava hospedada durante a turnê em Roma, a esposa de Cobain, o encontra caído no quarto do hotel onde estavam hospedados.
Cobain é levado ás pressas ao hospital,  o  músico tinha reagido a uma combinação de Rohypnol e álcool, a banda cancela a turnê.

Nas semanas seguintes, o vício de Cobain em heroína piorou, e ele foi internado no Centro de Recuperação de Exôdos, em Los Angeles, mas em menos de uma semana ele pulou o muro e fugiu da cadeia.

As buscas por Cobain começam, e no dia 8 de Abril de 1994, Cobain é encontrado morto em sua casa, ele havia se suicidado com um tiro na boca, acredita-se que ele estaria morto desde o dia 5 de abril.

Após a morte Cobain, a banda chegou ao fim, mas ainda no mesmo ano foi lançado o DVD "MTV Unplugged in Nez York", além do álbum "From the Muddy Banks of the Wiskah", e o DVD "Live at Readind".

Nenhum comentário:

Postar um comentário